domingo, 5 de maio de 2024

Sonata n.º 7: A Cubana

(Castellano, English Versions, scroll down the page)


 


A Sonata Cubana, a de nº 7, de Leo Brouwer (1939-) recebeu uma estreia no modo virtual (4 de abril de 2024) pelo talentoso violonista brasileiro João Luiz, no canal de YouTube das cordas Augustine, que patrocinou o evento sob a anuência das Ediciones Espiral Eterna. A Augustine deixou evidente a honra que teve em apresentar o “Maestro Leo Brouwer, como lendário compositor, regente e violonista”. 

Print do vídeo
Canal de YouTube Augustine Strings 


Cada vez mais testemunhamos as características da produção brouweriana. À maneira dos grandes nomes, ouvimos Brouwer e retemos suas ideias artísticas, as que lhe são mais caras, e o fazemos com o privilégio de sermos seus contemporâneos. Quem conhece a fundo a obra de Brouwer sabe o quanto ele contribuiu para as artes nacionais de Cuba, sendo o Cinema (ICAIC) e a Nova Trova Cubana (GES) referências citadas em resenhas e trabalhos acadêmicos.

Para Brouwer, o diálogo com a ancestralidade, o universo popular cubano e a transversalidade dos sistemas (modal, tonal, atonal, pós-tonal…) são os elementos de uma amálgama que expõe a sua poética. Que honra que seja um músico como ele a dedicar boa parte de seu trabalho composicional ao violão, reiterando o uso de complexidade sonoro-musical e exigência técnica do instrumento. Além disso, Brouwer é um pensador, homem culto e de muita experiência profissional pelo mundo, que, aos 85 anos de idade, vem ampliando o repertório com obras interligadas a muitas expressões artísticas.

A Sonata n.º 7 nesse vídeo de estreia virtual possui três movimentos, cujos títulos evocam as intenções de diálogo com a cultura, ancestralidade e musicalidade cubanas:

I. Sonera meticulosa

II. Soledad del Cañaveral 

III. Carlos Embale sin ti...


De acordo com o que Brouwer afirma na descrição do vídeo, ele compôs os três movimentos da Sonata em março de 2021. Um pouco depois, João Luiz lhe pediu um quarto movimento. Nesse sentido, Brouwer retornou à obra para alargá-la pela inclusão de um meio musical cubano, o Changüí, finalizando-a em maio de 2022, como explica Brouwer: 

“João asked me to complete it with a fourth tempo (...) which I did following his request to recreate the Changüí. Therefore, this sonata includes popular Cuban genres such as Son, Changüí, Rumba and elements of the dance music of my country”.


Brouwer expressa “sua afeição especial” por João Luiz e a palavra que emprega – “conexão” – carrega o melhor sentido entre esses dois artistas de diferentes gerações unidos pela arte. E conexão também é o que vemos entre as sonatas de Brouwer, desde a primeira em 1990 [*], em cujas sonoridades contemporâneas ouvimos minimalismos com naturalidade de africanidades e cubanidades – um bom modo de iniciar essa escuta é retornar aos 20 Estudios Sencillos e ir além da técnica. Aliás, infinitas vezes Cuba foi apresentada por meio da música de Brouwer; no caso dos Estudios, foi um didatismo em dobro.

De volta aos três movimentos estreados da Sonata e os gêneros musicais mencionados pelo genial cubano:

I - Sonera meticulosa. É de caráter de dança ao som do "Son", um gênero musical popular cubano bastante difundido, que permeou a produção do poeta nacional Guillén e de compositores cubanos moderníssimos do porte de Caturla e Roldán, bem como o son que está revisitado em inúmeras obras de Brouwer. 
Nesse primeiro movimento, o violonista interage com dois tempos que se alternam: ora as próprias células melódico-rítmicas da clave (a rítmica) do son ora os fraseados de gesto virtuosístico, realizados a partir de escalas extremamente velozes, em ligados, cujas sonoridades são contrastantes ao ambiente tonal do son inicial.

II - Soledad del Cañaveral. Esse segundo movimento é de caráter cantabile contrastando com o anterior, e que habilmente dialoga com rítmicas do primeiro, tendo harpejos sincopados introduzindo uma melodia, cuja continuidade promove um diálogo a duas camadas. Difícil não se deixar levar pela paisagem sonora dos canaviais de então, berço de tantas vertentes, de guajiros e treseros, de trabalho e de baile também. 

III. Carlos Embale sin ti... . O músico citado no título foi uma estrela da música popular cubana, dono de uma voz especial para os chamamentos solista/coro, atuante no complexo musical da Rumba, da vertente de origem ancestral, polirrítmica, e longe da investida comercial da primeira metade do século XX. 
Aqui o caráter de dança retorna, frenético, bem mais allegro pelos seus meios rumberos que o ambiente sonero do primeiro movimento. Há por fim a citação de Estudo Simples n° 10 reiterando a rítmica densa da rumba e a conexão de Brouwer com os elementos afro-cubanos nessa série. 

O quarto movimento IV- Quasi Changüí não foi apresentado nesse vídeo de estreia, mas sabemos que João Luiz já o vem executando, tendo ficado a seguinte ordem: I. Sonera meticulosa; II.Carlos Embale sin ti… III. Soledad del Cañaveral e IV- Quasi Changüí .
O Changuí é outro meio musical cubano muito tradicional e temos exemplos dele nos Estudios Sencillos, em várias células de síncopas que atravessam de um compasso a outro. Os Estudos Simples de Brouwer são um bom fundamento para melhor localizar as células rítmicas dos gêneros musicais mencionados, e um grande número de suas obras alude a essas características. 

Performance de João Luiz – O violonista dedicatário, além da desenvoltura com que executa tecnicamente, demonstra os fraseados com muito afeto, interpretando, reconhecendo os signos musicais brouwerianos e cubanos; João Luiz entra e se desloca por entre as ideias musicais, ouve-se a paisagem e o estilo, tornando-se assim uma referência.
Um detalhe à parte é a posição de João Luiz, adotando nesse vídeo uma postura sem uso de apoios ao violão na perna esquerda, o que em nada o dificultou a fazer mudanças de timbres na mão direita e centralizar bem a esquerda para os saltos e traslados necessários – tudo com maestria.

[*] Sonata 1 (dedicada a J. Bream)
Sonata 2 del Caminante
Sonata 3 Decameron Negro Post-sonata-del-decameron-negro
Sonata 4 del Pensador
Sonata 5 Ars Combinatoria (comissionada Julian Bream Trust)
Sonata 6 De los enigmas/mistérios

Mais:

Sobre as células rítmicas da Clave e os gêneros musicais Son, Rumba, Changüí, veja-se: Helio Orovio – Diccionario de la Música Cubana - biográfico y técnico. Editorial Letras Cubanas, 1981.

Partituras de Leo Brouwer: Ediciones Espiral Eterna

 



Esta foi a última postagem desse Blog. 
Desejo que tenham gostado! Muito obrigada pela sua companhia nesses anos.
Despeço-me cordialmente. 
Teresinha Prada.



 

 

Versión en Castellano

(English Version, scroll down the page)

 

Sonata núm. 7: La Cubana

 

 

La Sonata Cubana, número 7, de Leo Brouwer (1939-) recibió un estreno virtual (4 de abril de 2024) de la mano del talentoso guitarrista brasileño João Luiz, en el canal de YouTube Augustine Strings, que patrocinó el evento con el consentimiento de Ediciones Espiral Eterna. Augustine Strings dejó claro el honor que tuvo al presentar al “Maestro Leo Brouwer, como un compositor, director y guitarrista legendario”.

 

Cada vez somos más testigos de las características de la producción brouweriana. Como desde los grandes nombres, escuchamos a Brouwer y retenemos sus ideas artísticas, las que más le son más queridas, y lo hacemos con el privilegio de ser sus contemporáneos. Quien conoce a fondo la obra de Brouwer sabe cuánto aportó a las artes nacionales cubanas, siendo el Cine (ICAIC) y la Nova Trova Cubana (GES) referentes citados en reseñas y trabajos académicos.

Para Brouwer, el diálogo con la ancestralidad, el universo popular cubano y la transversalidad de sistemas (modal, tonal, atonal, post-tonal...) son los elementos de una amalgama que expone su poética. Qué honor es que un músico como él dedique gran parte de su trabajo compositivo a la guitarra, reiterando el uso de la complejidad sonoro-musical y las exigencias técnicas del instrumento. Además, Brouwer es un pensador, un hombre culto y con mucha trayectoria profesional en todo el mundo, que a sus 85 años ha ido ampliando su repertorio con obras vinculadas a múltiples expresiones artísticas.

La Sonata No. 7 en este video de estreno virtual tiene tres movimientos, cuyos títulos evocan intenciones de diálogo con la cultura, ascendencia y musicalidad cubana:

 

I. Sonera meticulosa

II. Soledad del Cañaveral 

III. Carlos Embale sin ti...

 

Según afirma Brouwer en la descripción del vídeo, compuso los tres movimientos de la Sonata en marzo de 2021. Un poco más tarde, João Luiz le pidió un cuarto movimiento. En este sentido, Brouwer retomó la obra para ampliarla incluyendo un medio musical cubano, Changüí, finalizándola en mayo de 2022, según explica Brouwer:

 

João asked me to complete it with a fourth tempo (...) which I did following his request to recreate the Changüí. Therefore, this sonata includes popular Cuban genres such as Son, Changüí, Rumba and elements of the dance music of my country”.

 

Brouwer expresa “su especial cariño” por João Luiz y la palabra que utiliza – “conexión” – tiene el mejor significado entre estos dos artistas de diferentes generaciones unidos por el arte. Y conexión es también lo que vemos entre las sonatas de Brouwer, desde la primera en 1990 [*], en cuyos sonidos contemporáneos escuchamos, con naturalidad, a minimalismos con africanidades y cubanidades – una buena manera de comenzar esta escucha es regresar a los 20 Estudios Sencillos y seguir más allá de la técnica. De hecho, Cuba ha sido presentada en innumerables ocasiones a través de la música de Brouwer; en el caso de los Estudios se trató de un doble didactismo.

 

Volvamos a los tres movimientos estrenados de la Sonata y los géneros musicales mencionados por el genial cubano:

 

I- Sonera meticulosa. Tiene un carácter bailable al son del "Son", género musical popular cubano muy difundido, que impregnó la producción del poeta nacional Guillén y de compositores cubanos muy modernos como Caturla y Roldán, así como el son que es revisitado en innumerables obras de Brouwer.

En este primer movimiento, el guitarrista interactúa con dos tempos alternos: a veces las células melódico-rítmicas de la clave (la rítmica) del sonido, a veces los fraseos de gesto virtuoso, realizados utilizando escalas extremadamente rápidas, en ligados, cuyos sonidos contrastan al entorno tonal del sonido inicial.

 

II- Soledad del Cañaveral. Este segundo movimiento tiene un carácter cantabile, contrastando con el anterior, y dialoga hábilmente con los ritmos del primero, con arpegios sincopados introduciendo una melodía, cuya continuidad promueve un diálogo en dos capas. Es difícil no dejarse llevar por el paisaje sonoro de los cañaverales de aquella época, cuna de tantas vertientes, de guajiros y treseros, del trabajo y del baile también.

 

III. Carlos Embale sin ti... . El músico mencionado en el título fue una estrella de la música popular cubana, dueño de una voz especial para llamadas de solista/coro, activo en el complejo musical de la Rumba, de origen ancestral, polirrítmico, y alejado del embate comercial de la primera mitad del siglo XX.

Aquí regresa el carácter bailable, frenético, mucho más allegro por su medio rumbero que por la atmósfera sonera del primer movimiento. Finalmente, hay una cita de Estudios Simples nº 10, que reitera el denso ritmo de la rumba y la conexión de Brouwer con los elementos afrocubanos de esta serie.

 

El cuarto movimiento IV- Quasi Changüí no fue presentado en este video debut, pero sabemos que João Luiz ya lo viene interpretando, con el siguiente orden: I. Sonera minuciosa; II.Carlos Embale sin ti… III. Soledad del Cañaveral y IV-Cuasi Changüí.

Changüí es otro medio musical cubano muy tradicional y de ello tenemos ejemplos en Estudios Sencillos, en varias células de síncopa que cruzan de un compás a otro. Los Estudios Simples de Brouwer son una buena base para localizar mejor las células rítmicas de los géneros musicales antes mencionados, y un gran número de sus obras aluden a estas características.

 

 

Performance de João Luiz – El dedicado guitarrista, además de la soltura con la que interpreta técnicamente, demuestra su fraseo con gran afecto, interpretando y reconociendo signos musicales brouwerianos y cubanos; João Luiz entra y se mueve a través de las ideas musicales, se escucha el paisaje y el estilo, convirtiéndose así en una referencia.

Detalle aparte es la posición de João Luiz, adoptando en este vídeo una postura sin utilizar apoyo para la guitarra en su pierna izquierda, lo que de ninguna manera le dificultó realizar cambios tímbricos con la mano derecha y centrar bien la izquierda para saltos y transferencias necesarias – todo con maestría.

 

 

 

[*] Sonata 1 (dedicada a J. Bream)

Sonata 2 del Caminante

Sonata 3 Decameron Negro Post-sonata-del-decameron-negro

Sonata 4 del Pensador

Sonata 5 Ars Combinatoria (comissionada Julian Bream Trust)

Sonata 6 De los enigmas/mistérios

 

Más:

 

Sobre las células rítmicas de la Clave e os géneros musicales Son, Rumba, Changüí, veja-se: Helio Orovio – Diccionario de la Música Cubana - biográfico y técnico. Editorial Letras Cubanas, 1981.

 

Partituras de Leo Brouwer: Ediciones Espiral Eterna

 

Video de la estrena: https://youtu.be/Qq9JwGSa6l4?feature=shared

 

 



English Version

 

Sonata nº 7: The Cuban

 

The Cuban Sonata, number 7, by Leo Brouwer (1939-) received a virtual premiere (April 4, 2024) by the talented Brazilian guitarist João Luiz, on the Augustine Strings YouTube channel, which sponsored the event with the consent from Espiral Eterna Editions. Augustine Strings made clear the honor by introducing “Master Leo Brouwer, as a legendary composer, conductor and guitarist.”

 

We are increasingly witnessing the characteristics of Brouwerian output. As with the great names, we listen to Brouwer and retain his artistic ideas, those that are dearest to him, and we do so with the privilege of being his contemporaries. Whoever knows Brouwer's work in depth knows how much he contributed to the Cuban national arts, with Cinema (ICAIC) and Nova Trova Cubana (GES) being references cited in reviews and academic works.

For Brouwer, the dialogue with ancestry, the Cuban popular universe, and the transversality of systems (modal, tonal, atonal, post-tonal...) are the elements of an amalgam that exposes his poetics. What an honor it is that a musician like him dedicates a large part of his compositional work to the guitar, reiterating the use of the sonorous-musical complexity and the technical demands of the instrument. Furthermore, Brouwer is a thinker, a cultured man with a long professional career around the world, who at 85 years old has been expanding the repertoire with works linked to multiple artistic expressions.

Sonata No. 7 in this virtual premiere video has three movements, whose titles evoke intentions of dialogue with Cuban culture, ancestry, and musicality:

 

I. Sonera meticulosa

II. Soledad del Cañaveral 

III. Carlos Embale sin ti...

 

 

According to Brouwer in the video description, he composed the three movements of the Sonata in March 2021. A little later, João Luiz asked him for a fourth movement. In this sense, Brouwer took up the work to expand it to include a Cuban musical medium, Changüí, finishing it in May 2022, as Brouwer explains:

 

João asked me to complete it with a fourth tempo (...) which I did following his request to recreate the Changüí. Therefore, this sonata includes popular Cuban genres such as Son, Changüí, Rumba and elements of the dance music of my country”.

 

Brouwer expresses “his special affection” for João Luiz and the word he uses – “connection” – has the best meaning between these two artists from different generations united by art. And connection is also what we see between Brouwer's sonatas, from the first in 1990 [*], in whose contemporary sounds we hear, within a naturalness, minimalisms with Africanities and Cubanities – a good way to begin this listening is to return to the Twenty Simple Studies and continue beyond the technique. In fact, Cuba has been presented countless times through Brouwer's music; in the case of the Studies it was a double didacticism.

 

Let's return to the three premiered movements of the Sonata and the musical genres mentioned by the brilliant Cuban:

 

I- Sonera Meticulosa. It has a danceable character to the sound of "Son", a very widespread Cuban popular musical genre, which permeated the production of the national poet Guillén and very modern Cuban composers such as Caturla and Roldán, as well as the “Son” that is revisited in countless works by Brouwer.

In this first movement, the guitarist interacts with two alternating tempos: sometimes the melodic-rhythmic cells of the Clave (the rhythmic one) of the “Son”, sometimes the phrasings of virtuoso gesture, performed using extremely fast scales, in slurs, whose sonorities contrast to the tonal environment of the initial “Son”.

 

II- Soledad del Cañaveral. This second movement has a cantabile character, contrasting with the previous one, and skilfully dialogues with the rhythms of the first, with syncopated arpeggios introducing a melody, whose continuity promotes a dialogue in two layers. It is difficult not to be carried away by the soundscape of the sugarcane fields of that time, the cradle of so many aspects, of guajiros and treseros, of work and dances too.

 

III. Carlos Embale sin ti... . The musician mentioned in the title was a star of Cuban popular music, owner of a special voice for soloist/choir calls, active in the Rumba musical complex, from ancestral, polyrhythmic origin, and far from the commercial onslaught of the first half of the 20th century.

Here the danceable, frenetic character returns, much more allegro due to its rumbero medium than due to the sonero atmosphere of the first movement. Finally, there is a quote from Estudios Simples No. 10, which reiterates the dense rhythm of rumba and Brouwer's connection to the Afro-Cuban elements of this series.

 

The fourth movement IV- Quasi Changüí was not presented in this debut video, but we know that João Luiz has already been interpreting it, in the following order: I. Sonera meticulosa; II.Carlos Embale sin ti… III. Soledad del Cañaveral and IV-Quasi Changüí.

Changüí is another very traditional Cuban musical medium and we have examples of this in Estudios Sencillos, in several syncopation cells that cross from one measure to another. Brouwer's Simple Studies are a good basis to better locate the rhythmic cells of the aforementioned musical genres, and a large number of his works alludes to these characteristics.

 

 

João Luiz's performance – The dedicatee guitarist, in addition to the ease with which he performs technically, demonstrates the phrasing with great affection, interpreting and recognizing Brouwerian and Cuban musical signs; João Luiz enters and moves through the musical ideas, the landscape and the style are heard, thus becoming a reference.

A special detail is the position of João Luiz, adopting a posture in this video without using support for the guitar on the left leg, which in no way made it difficult for him to make timbral changes with his right hand and center his left well for jumps and necessary movements – all with mastery.

 

 

[*] Sonata 1 (dedicated to J. Bream)

Sonata 2 del Caminante

Sonata 3 Decameron Negro Post-sonata-del-decameron-negro

Sonata 4 del Pensador

Sonata 5 Ars Combinatoria (The Julian Bream Trust's Commission)

Sonata 6 De los enigmas/mistérios

 

 

More:

 

About  Clave, Son, Rumba, Changüí: Helio Orovio – Diccionario de la Música Cubana - biográfico y técnico. Editorial Letras Cubanas, 1981.

 

Music by Leo Brouwer: Ediciones Espiral Eterna

 

Sonata 7–Premiere video: https://youtu.be/Qq9JwGSa6l4?feature=shared

 

 

 





Nenhum comentário: