quinta-feira, 25 de abril de 2024

Paulo Martelli em Dedicatória

Brasilidade, performance de qualidade e 

versatilidade técnico-interpretativa 

estão reunidas no álbum Dedicatória.


Realizado em 2023, o projeto do álbum Dedicatória teve apoio do Proac – Programa de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo, resultando em um belo trabalho do renomado violonista Paulo Martelli. O CD reúne gerações distintas de compositores, amplia e difunde o repertório do violão brasileiro, como Martelli já havia assim contribuído em 20 Estudos de Geraldo Vespar, álbum de 2019 (veja em Mais).

Presente em inúmeras vertentes da história da música, o repertório da família do violão possui obras de longínqua tradição, e sempre é partícipe de inovações. O violão é um instrumento musical que representa bem a mistura cultural brasileira, de toadas e serestas, de João Pernambuco, Garoto… Dessa mistura da cultura musical, estabeleceu-se o repertório do violão brasileiro, cuja tradição-modernidade está presente em cada uma das sete faixas do CD Dedicatória.

O álbum reitera exatamente tal característica e Martelli demonstra técnica e sensibilidade para fazer valer o texto musical que lhe foi dedicado. 

Vamos observar o que carrega cada obra e o brilho que o violonista aplicou neste registro. 

Cateretê de Sérgio Assad. Enquanto gênero musical, um cateretê se liga às tradições rurais de encontros festivos com muita dança, e as origens de Assad (1952) naturalmente encontraram os meios de nos transportar aos movimentos e pulsações próprios desse baile e às sonoridades da viola de arame, em seus glissandos e ponteios.

- Refúgio nº 1 (homenagem a M. Llobet) de Thiago Colombo. A peça, de autoria desse excelente violonista gaúcho, enuncia um fraseado das conhecidas canções catalãs, como Cançó del Lladre (Llobet) em reminiscências de seus harpejos e harmônicos, um clima impressionista em diálogo com uma canção de harmonias estendidas e baixos cantantes. 

 – Choro Noturno de Guilherme Girardi. Nessa peça, a brasilidade típica dos choros dolentes nos remete ao clima da serenata noturna, que aqui ressurge renovada pelas harmonias estendidas e cromatismos que o compositor, muito atuante na performance em seus grupos instrumentais, cita habilmente, desenvolve e passeia. 

Jongo de Sérgio Assad. Da ancestralidade do jongo como roda de encontros espirituais, temos aqui sua representação em formas musicais de células melódico-rítmicas escritas em rápidas síncopes ora modal/tonal que percutem em respeito aos tambores e para lembrarmos que estamos no terreno sagrado de uma tradição afro-brasileira. 

Choro Canção de Geraldo Vespar. A suavidade do discurso musical dessa peça nos mostra como o violão “fala” no choro canção, da linguagem que perpassa os baixos cantantes à melodia e harmonia que se abrem, modulam e regressam num jogo experiente de um mestre como Vespar (1937).

Cumprimentando (choro) de Geraldo Ribeiro. Esse breve choro do mestre Geraldo Ribeiro (1939) saúda as tradições com melodia e baixos seresteiros. 

Rapsódia dos Malacos de Marco Pereira (1950). A peça que encerra o Dedicatória é em si mesma uma homenagem aos grandes músicos-compositores que criaram temas e estilos marcantes, cujo aguçada sensibilidade de Pereira faz surgir uma saudação nova e variada aos mestres.

Paulo Martelli: Além de uma sólida formação técnica que lhe propicia limpeza sonora nas passagens de articulação mais difíceis, o violonista dedicatário, de fato, deteve-se em representar com entusiasmo e deferência cada obra do álbum; a distribuição clara de vozes e bonitos legatos destacam a ideia original de cada frase. 

Em Cateretê as dissonâncias nos ponteados da zona aguda impressionam pelo gesto exato do ataque numa região mais “tensa” das cordas; semelhante habilidade em Jongo, pela exatidão dos acentos rítmicos e Rapsódia dos Malacos que abrange diferentes níveis de articulação, dinâmicas e timbres em busca de seus temas harmônicos que contrastam e se reagrupam em uma paisagem que se carnavaliza ao final. 

Já o discurso musical de Refúgio n° 1, Choro Noturno, Choro Canção e Cumprimentando promovem, por suas características ligadas à natureza plangente das melodias trabalhadas pelos compositores, o som mais dolce de Martelli, e sempre de volume presente, de um vibrato comedido, elegante.

Parabéns a Paulo Martelli por esse bonito trabalho! 

Capa do álbum Dedicatória 

Mais:

Ouça o álbum Dedicatória em:

https://youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_mWP4p2AzW39vndgRSdnk5HY-VjSTcvSxQ&feature=shared

Texto de Humberto Amorim para o CD Dedicatória:

https://www.paulomartelli.com.br/dedicatoria

Para conhecer também o CD 20 Estudos de Geraldo Vespar de Martelli em: 

https://youtu.be/nghKobtxnLk?feature=shared





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