Villa-Lobos 60 anos/años/years


N
o dia 17 de novembro, há 60 anos, falecia o compositor carioca Heitor Villa-Lobos. Artigos, dissertações, teses e livros sobre sua obra ultrapassam uma centena de títulos – empreitada que não diminui com o passar do tempo, muito pelo contrário, torna-se difícil acompanhar tantas análises em diferentes áreas, cujo escopo vai da paisagem sonora à ciência política, tudo pode ser ligado à singularidade de sua lavra criadora. Em língua estrangeira, contam-se com títulos em Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Castelhano Russo, Finlandês... A monumental produção, que orgulhosamente nos remete a J. S. Bach, ou seja, em torno de 2.000 peças,  costuma ser subdividida pelos pesquisadores diante da amplitude de seu acervo; em geral, fases com início no Rio de Janeiro, a boemia e as viagens pelo Brasil real; a participação na Semana de Arte Moderna de 1922 (São Paulo); a primeira e a segunda ida para a França que o ajudaram a ser reconhecido; a volta ao Brasil, quando se empenhou na educação musical e o período das muitas turnês já como artista consagrado – Paris e Nova York são sua segunda casa. Quanto às características de seu trabalho, já foram apontadas pelos pesquisadores aproximações com n criadores europeus, e, ao mesmo tempo, traços da América índia, ibérica e africana – encaixados em tendências de Nacionalismo, local e universal, modernismo, vanguarda, neo-romantismo ... e até o Real Maravilhoso, como sustentava o cubano Alejo Carpentier.

Da composição de grandes obras, teríamos nos anos 1920 a série de 14 Choros e nos anos 1930 as 9 Bachianas Brasileiras. Nas formações orquestrais, ao todo são 12 sinfonias e Poemas Sinfônicos como Uirapuru e Amazonas, obras para filmes como O Descobrimento do Brasil para a película do mesmo nome de Humberto Mauro, e Floresta do Amazonas para o filme Green Mansions e balés como Rudá, Gênesis, Imperador Jones (canto e bailado). Outra série de grande força são os 17 quartetos; o trabalho vocal que tomou grande parte de sua obra também, como as 4 óperas, a obra coral, as 13 Canções Típicas Brasileiras, as 14 Serestas e as 7 Modinhas e Canções. Para piano, destacam-se Cirandas e Cirandinhas, Prole do Bebê 1 e 2 Rudepoema, Ciclo Brasileiro, Lenda do Caboclo, Danças Características Africanas, Choros n. º 5, Bachianas Brasileiras n. º 4, além de 5 concertos e mais as Bachianas Brasileiras n. º 3. A obra para violoncelo consta de dois concertos com orquestra e as formidáveis Bachianas Brasileiras 1 e 5. O violino possui 2 concertos com orquestra e são considerados bem originais na escrita. O violão, o concerto com pequena orquestra, os 12 estudos, 5 prelúdios e a Suíte Popular Brasileira; Valsa de Concerto nº 2, Valse-Chôro e Simples recentemente difundidas, ainda por serem mais apresentadas ao público.

Pontos polêmicos em sua vida são a atuação no governo de Getúlio Vargas (que tomou o poder em um golpe contra o então vencedor das eleições, Júlio Prestes) e processos por plágio dos quais, ao final de alguns anos, Villa-Lobos é inocentado. A questão política nas Artes se repete até hoje no âmbito sociocultural, quando uma artista de renome resolve aceitar um cargo público – até com uma alegada isenção, mas sair ileso às deliberações políticas paralelas e extra-artísticas de qualquer governo é inviável, e Villa-Lobos descobriu isso duramente. O caso de plágio mereceu um artigo de um dos maiores intelectuais da América Latina, Alejo Carpentier, que no jornal El Nacional de Caracas em 5 de dezembro de 1953 defendeu o maestro carioca; hoje estudamos essas citações na obra villalobiana como procedimento intertextual de paráfrases, paródias...

Esta foto de Villa-Lobos, https://www.gettyimages.com.br/detail/foto-jornal%C3%ADstica/brazilian-musician-and-composer-heitor-villa-lobos-foto-jornal%C3%ADstica/82678635 de autoria de Arnold Newman, em 1951, na suíte de um hotel de NY é reveladora. De todas as fotos de Villa-Lobos esta é a que mais me atinge, pela serenidade e melancolia do olhar, um cansaço e também a conhecida audácia que ainda está lá, e sem o ícone do charuto, sem baqueta, sem instrumentos, sem máscaras, o compositor se deixa ver em seu estado de espírito, profundo, básico, sem tempo a perder – pelo menos  é assim que percebo a imagem captada por Newman, conceituado fotógrafo novaiorquino. Devemos ouvir a voz de quem é da área e, não à toa, Guinga já disse que Villa-Lobos não é compositor, mas sim um fenômeno da natureza... brasileira, certamente.

Conteúdo atualizado constantemente para as homenagens 

aos 60 anos de falecimento de Heitor Villa-Lobos

(Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 - 17 de novembro de 1959)

News about Villa-Lobos 60th anniversary of his death
 

Em 2020, a editora Companhia das Letras publicará uma nova biografia de Vila-Lobos, escrita por Rodrigo Alzuguir – músico, pesquisador e autor da biografia de Wilson Baptista.
http://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/Nova-biografia-de-Villa-Lobos-chega-as-livrarias-em-2020 

 

6-7 de dezembro de 2019 – Lisboa, Portugal: Colóquio Internacional “Heitor Villa-Lobos e a Europa, nos 60 anos da sua morte” na Universidade Nova de Lisboa.

http://cesem.fcsh.unl.pt/event/heitor-villa-lobos-e-a-europa-nos-60-anos-da-sua-morte/ 

22 e 23/11/2019 - Bogotá – Concerto da Orquestra Fiarmônica de Bogota executando as Bachianas Brasileiras nº 3 sob regência de Rodolfo Barráez Medina
Auditorio Fabio Lozano – Universidad Jorge Tadeo Lozano
Auditorio León de Greiff – Universidad Nacional de Colombia
https://filarmonicabogota.gov.co/homenaje-a-heitor-villa-lobos/  

16 e 17/11 - Rio de Janeiro (RJ) -  EspetáculoAbraçando Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira“, produzido pela Cia. do Abração.
https://www.muralzinhodeideias.com.br/programese/villa-lobos-para-criancas-no-ebanx-regina-vogue/


12/11/2019 – Rio de Janeiro (RJ) - A série “Música de Câmara” de novembro apresenta o concerto do Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Teatro R. Magalhães Jr.

A apresentação faz parte do acordo de cooperação entre Academia Brasileira de Letras e UFF para a realização de eventos musicais gratuitos e de alta qualidade nas instalações da Academia Brasileira de Letras.

 

11/11/2019 – programa de rádio da emissora espanhola RTVE homenageia Villa-Lobos.

 

7 a 10/11/2019 - Brasília (DF) - Teatro da Caixa - Duo Gisbranco, formado pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, recebe o violoncelista Jaques Morelenbaum.  “Villa Mais 60” homenageia Villa-Lobos na Caixa Cultural


07/11/2019 – Rio de Janeiro (RJ) - Igreja de Santo Antonio e Escola de Música Villa-Lobos.
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2019/11/igreja-de-sao-francisco-e-musica-de-villa-lobos-casam-sagrado-e-profano.shtml


06/11/2019 - Roma, Itália - Centro Cultural Brasil – palestra de Giorgio Monari "Villa-Lobos e a Itália".
http://roma.itamaraty.gov.br/pt-br/eventos_e_atividades.xml


01/11/2019 – São Paulo (SP) – publicação Literartes n.º 10 - Música Brasileira e Infância. Organização:Prof. Doutor Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles (ECA/USP)
Marinês de Souza Mendes (GPPLCCJ/CELP/FFLCH/USP). 

https://www.fflch.usp.br/1351 

https://www.revistas.usp.br/literartes/issue/view/10938 



26/10/2019 - São Paulo (SP) – Dani Mattos apresenta ‘Villa-Lobos para todos’ no Museu da Casa Brasileira
villa-lobosparatodos.com.br

22 a 26 / 10/2019 – Sao Luis (Maranhão) – Festival Internacional de Violão com a presença de Turibio Santos. 
https://imirante.com/namira/sao-luis/noticias/2019/10/18/festival-internacional-de-violao-de-sao-luis-sera-aberto-nesta-terca-22.shtml

21/10/2019 – Roma, Itália – Encontro em comemoração a Villa-Lobos, participação do violonista Danilo Tedesco. Evento da Embaixada brasileira.
http://roma.itamaraty.gov.br/pt-br/eventos_e_atividades.xml

18/10/2019 - Santa Maria (RS) – "Seresteiros cantando!" - recital de canto no Espaço Multiuso da Universidade Federal de Santa Maria.
26 e 28/09/2019 – (Rio e São Paulo) – Palestra do Prof. Dr. Loque Arcanjo (Grupo de Pesquisa Corpo, Música e Cultura da Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG) no Museu Villa-Lobos-RJ na 13ª Primavera de Museus e no V Simpósio Villa-Lobos organizado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP.
http://www.uemg.br/noticias-1/2991-professor-da-escola-de-musica-ministra-palestras-no-museu-villa-lobos-e-na-usp


17 e 18/10/2019 - São Paulo (SP) – No auditório do Museu de Arte de São PAulo - MASP, Studio 3 Cia de Dança apresenta espetáculo.
https://masp.org.br/eventos/orquestra-studio3-cia-de-danca  

22/09 – Belgrado, Sérvia – Na Sala de concertos Kolarac’s Concert hallaconteceu um concerto de homenagem a Villa-Lobos. Apoio da Embaixada brasileira.
https://www.moto.org.rs/en/brasilian-waltz/


21/09/2019 – Belo Horizonte (MG) – Violonista Dudu Barreto apresenta o concerto “Villa Ba(ch)rroca: Correspondências Musicais”.

16/09/2019 - Rio de Janeiro (RJ) - Emissora da Rádio MEC apresenta programa em homenagem a Villa-Lobos.
http://radios.ebc.com.br/concerto-mec/2019/09/villa-lobos-e-o-grande-homenageado-do-proximo-concerto-mec-ao-vivo


14/09/2019 – São Paulo (SP) – Relançamento de “Villa-Lobos e a Música Popular Brasileira: Uma Visão sem Preconceitos”, de autoria da Profa. Dra. Ermelinda Paz, pela editora Tipografia Musical, de São Paulo durante o Simpósio Villa-Lobos.
https://www.facebook.com/events/458068588252644/ 

 
03/09/2019 - Rio de Janeiro (RJ) – Trio homenageia Villa-Lobos na Sala Cecília Meireles, formado por Alice Árabe (soprano), Ayran Nicodemos (violino) e Maria Helena de Andrade (piano).

https://www.movimento.com/2019/08/trio-homenageia-villa-lobos/
http://salaceciliameireles.rj.gov.br/programacao/homenagem-a-villa-lobos/

21 a 24/08/2019 – São José dos Campos (SP) - Fundação Cassiano Ricardo - Evento Villa-lobos 60 Anos e o Violão.
https://www.sjc.sp.gov.br/noticias/2019/agosto/21/museu-homenageia-heitor-villa-lobos-ate-domingo/ 

02 a 19/08/2019 - Rio de Janeiro (RJ) – 25º Rio International Cello Encounter – SESC Copacabana; Cidade da Música (Volta Redonda) Museu do Amanhã.


19/07/2019 – Garanhuns, Pernambuco - 29º Festival de Inverno de Garanhuns - Orquestra de Câmara de Pernambuco presta homenagem aos 60 anos da morte de Heitor Villa-Lobos executando as Bachianas Brasileiras nº 2 e Trenzinho do Caipira
http://radioculturadonordeste.com.br/29o-festival-de-inverno-de-garanhuns-recebe-programacao-do-conservatorio-pernambucano-de-musica/



18 a 28/07 – Festival Vale do Café (RJ) - concertos.

https://www.jb.com.br/cultura/2019/07/1010224-festival-vale-do-cafe-comeca-nesta-quinta-e-homenageia-villa-lobos-e-tom-jobim.html

03/07/2019 – São Paulo (SP) – Quaternaglia Guitar Quartet - Mostra de Música Erudita no Teatro do Sesi-SP na série 60 anos de Villa-Lobos.
http://centroculturalfiesp.com.br/evento/mostra-de-musica-erudita-2 

19/06/2019 - Goiânia (GO) – No IX Simpósio Internacional de Musicologia de Goiânia, a Mesa redonda "Heitor Villa-Lobos: idiomatismo composicional no ethos musical brasileiro nos últimos 60 anos" trouxe novidades na análise da obra villalobiana. Dr. Manoel Aranha Correa do Lago (Academia Brasileira de Música) Dr. Paulo de Tarso Salles (USP) Dr. Loque Arcanjo Júnior (UEMG) e  Mediador / Mediator: Dr. Eduardo Meirinhos (UFG)https://www.youtube.com/watch?v=ctK-wfCys5c&feature=share&fbclid=IwAR3qIcL5eBNnNgPHbhwisofKH-luWbb8SKkr9GIEVQ6j7YsjuOYOv4hif7g


25/05/2019 – Campos do Jordão (SP) – Hotel Toriba - concerto de Yuri Marchese
https://www.revistahoteis.com.br/hotel-toriba-promove-recital-em-homenagem-a-heitor-villa-lobos/



28/05/2019 - Natal (RN) – Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  - Pianista Gisele Pires Mora (UnB) em concerto no auditório Onofre Lopes.

25/05/2019 - Rio de Janeiro (RJ) – Concertinhos de Eva - Casa Museu Eva Klabin. músicos e educadores musicais Bruno Jardim e Josiane Kevorkian no espetáculo “Retratos Musicais de Infância”.

22/05/2019 Londrina (PR) – Programa Quartas Musicais - Centro Cultural Sesi/AML  - Sesi Cultura Paraná. O violonista capixaba Yuri Marchese e a pianista portuguesa/russa Taíssa Poliakova-Cunha homenageiam o compositor Brasileiro Heitor Villa-Lobos no ano em que se completa 60 anos de seu falecimento.
http://www.sesipr.org.br/cultura/quartas-musicais-homenagem-a-villa-lobos---tuhu-%7C-londrina--5-27805-395491.shtml 


20/05/2019 – Roma, Itália – Encontro em comemoração a Villa-Lobos, participação do violonista Danilo Tedesco. Evento da Embaixada brasileira.
http://roma.itamaraty.gov.br/pt-br/eventos_e_atividades.xml
20/03/2019 – Cuiabá (MT) – Universidade Federal de Mato Grosso – Concerto Viva Villa! em homenagem a Villa-Lobos.
https://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/45318/Sinop



Duo Antonio Menezes (violoncelo) e Christian Budu (piano) em turnê com obras em homenagem a Villa-Lobos.
15/03/2019 - Londrina (PR) - Palcos Musicais- Teatro Ouro Verde.
https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/palcos-musicais-faz-homenagem-a-villa-lobos-1028738.html
19 e 20/03/2019 - São Paulo (SP) – Sala São Paulo – Cultura Artística.
https://guia.folha.uol.com.br/concertos/sem-definicao/antonio-meneses-e-cristian-budu-sala-sao-paulo-campos-eliseos-4115049441.shtml
21/03/2019 – Rio de Janeiro (RJ) – Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/programacao/antonio-meneses-cristian-budu/


10/02/2019 – Rio de Janeiro (RJ) –  Cantora Marina Cyrino homenageia os 60 anos da morte do compositor  com lançamento de CD na Cidade das Artes.
http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/programacao/interna/989


29/01/2019 - São Paulo (SP) – 6º Festival da Verão da Escola Municipal de Música.
 – Palestra – 60 anos sem Heitor Villa-Lobos, Prof. José Ivo da Silva. 
https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/iv-festival-de-verao/


Rio de Janeiro (RJ) – Artigo da União Brasileira de Compositores
http://www.ubc.org.br/publicacoes/noticias/13642

Belo Horizonte (MG) – Artigo: Força da obra de Heitor Villa-Lobos é enaltecida por maestros
Fabio Mechetti, Rodrigo Toffolo e Silvio Viegas enviaram textos exclusivos para o Magazine sobre o compositor.
https://www.otempo.com.br/diversao/magazine/forca-da-obra-de-heitor-villa-lobos-e-enaltecida-por-maestros-1.2260112



57.º Festival Villa-Lobos - Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ) - http://festivalvillalobos.com.br/programacao-geral/

Florence Latin Jazz:
http://elizabethmucha.com/?event=florence-latin-jazz-goes-classical-but-just-a-little

Embaixada do Brasil em Oslo:
https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Oslo/pt-br/file/06-Noticias/06-03-Informativo_2019_05.pdf


Castellano/English version


El 17 de noviembre, hace 60 años, falleció el compositor Carioca (de Rio de Janeiro), Heitor Villa-Lobos. Los artículos, disertaciones, tesis y libros sobre su trabajo superan los cien títulos, una acción que no disminuye con el tiempo, por el contrario, se hace difícil seguir tantos análisis en diferentes áreas, cuyo alcance va desde el paisaje sonoro a la ciencia política; todo se puede vincular a la singularidad de su trabajo creativo. En lengua extranjera, hay títulos en inglés, francés, italiano, alemán, español, ruso, finlandés ... La producción monumental, que nos remite con orgullo a JS Bach, es decir, alrededor de 2.000 piezas, generalmente se subdivide por los investigadores antes de la amplitud de su colección; en general, fases que comienzan en Río de Janeiro, bohemia y viajes por el Brasil real; participación en la Semana de Arte Moderno de 1922 (São Paulo); el primer y segundo viaje a Francia que lo ayudaron a ser reconocido; el regreso a Brasil, cuando se dedicó a la educación musical y el período de muchas giras ya como artista consagrado: París y Nueva York son su segundo hogar. En cuanto a las características de su trabajo, los investigadores ya han señalado aproximaciones con x creadores europeos y, al mismo tiempo, rastros de la América indígena, ibérica y africana, incrustados en las tendencias de nacionalismo, local y universal, modernismo, vanguardia, neo-romanticismo. ... e incluso lo Real Maravilloso, como sostenía el cubano Alejo Carpentier. A partir de la composición de grandes obras, tendríamos en la década de 1920 la serie 14 Choros y en la década de 1930 las 9 Bachianas Brasileiras. En las formaciones orquestales, hay 12 sinfonías y poemas sinfónicos como Uirapuru y Amazonas, obras para películas como La Descubierta de Brasil para la película del mismo nombre de Humberto Mauro, y Floresta de Amazonas para la película Green Mansions y ballets como Rudá, Genesis , Emperador Jones (canto y ballet). Otra serie de gran fuerza son los 17 cuartetos; el trabajo vocal que tomó gran parte de su trabajo también, como las 4 óperas, el trabajo coral, las 13 canciones típicas brasileñas, las 14 Serestas y las 7 Modinhas y canciones. Para piano, destacan Cirandas y Cirandinhas, Prole do Bebê 1 y 2, Rudepoema, Ciclo Brasileiro, Lenda do Caboclo, Danzas Características Africanas, Choros n. 5, Bachianas Brasileñas n. 4, además de 5 conciertos más las Bachianas Brasileñas n. 3. El trabajo para violonchelo consiste en dos conciertos con orquesta y las formidables Bachianas Brasileñas 1 y 5. El violín tiene dos conciertos con orquesta y se consideran su escritura muy original. La guitarra, el concierto con pequeña orquesta, los 12 estudios, 5 preludios y la Suite Popular Brasileña; Valsa de Concerto N.º 2, Valse-Chôro y Simples se difundieron recientemente, a pesar de que se están presentando al público. Los puntos controvertidos en su vida son la actuación en el gobierno de Getúlio Vargas (quien tomó el poder en un golpe de estado contra el entonces ganador de las elecciones Julio Prestes) y los casos de plagio de los cuales, después de unos años, Villa-Lobos es absuelto. El tema político en las artes se repite aún hoy en el contexto sociocultural, cuando un artista de renombre decide aceptar un cargo público, incluso con una supuesta exención, pero no sufrir daños por las deliberaciones políticas paralelas y extra artísticas de cualquier gobierno es inviable, y Villa-Lobos lo descubrió a duras penas. El caso de plagio mereció un artículo de uno de los más grandes intelectuales de América Latina, Alejo Carpentier, quien en el periódico El Nacional de Caracas el 5 de diciembre de 1953 defendió al conductor carioca; Hoy estudiamos estas citas en el trabajo Villalobiano como un procedimiento intertextual de paráfrasis, parodias ... Esta foto de 1951 de Villa-Lobos por Arnold Newman en una suite de un hotel de Nueva York es reveladora. De todas las fotos de Villa-Lobos, esta me impresiona más, debido a la serenidad y la melancolía de la apariencia, el cansancio y también la conocida audacia que aún existe, y sin el ícono del cigarro, sin batuta, sin instrumentos, sin máscaras; el compositor se deja ver en su estado de ánimo profundo y básico, sin tiempo que perder, al menos así es como percibo la imagen capturada por Newman, un reconocido fotógrafo de Nueva York. Debemos escuchar la voz de quienes son del oficio y, no es de extrañar que Guinga ya haya dicho que Villa-Lobos no es un compositor, sino un fenómeno de la naturaleza ... brasileña, sin duda.
On November 17th, 60 years ago, the Carioca composer, Heitor Villa-Lobos, died. Articles, dissertations, theses and books on his work exceed one hundred titles, an action that does not diminish over time, on the contrary, it becomes difficult to follow so many analyzes in different areas, whose scope ranges from the sound landscape to political science ; everything can be linked to the uniqueness of your creative work. In a foreign language, there are titles in English, French, Italian, German, Spanish, Russian, Finnish ... The monumental production, which proudly takes us to JS Bach, that is, around 2,000 pieces, is generally subdivided by researchers before the breadth of his amount; in general, phases that begin in Rio de Janeiro, with bohemia and trips through real Brazil; participation in the Modern Art Week of 1922 (São Paulo); the first and second trips to France that helped him to be recognized; the return to Brazil, when he dedicated himself to music education and the period of many tours as a consecrated artist: Paris and New York are his second home. As for the characteristics of their work, researchers have already pointed out approaches with many European creators and, at the same time, traces of indigenous, Iberian and African America, embedded in the trends of nationalism, local and universal, modernism, avant-garde, neo-romanticism ... and even the Magical Realism, as the Cuban Alejo Carpentier argued. From the composition of great works, we would have in the 1920s the series 14 Choros and in the 1930s the 9 Bachianas Brasileiras. In the orchestral formations, there are 12 symphonies and symphonic poems such as Uirapuru and Amazonas, works for films such as The Discovery of Brazil for the film of the same name by Humberto Mauro, and Floresta de Amazonas for the film Green Mansions and ballets such as Rudá, Genesis, Emperor Jones (singing and ballet). Another series of great strength are the 17 quartets; the vocal work that took much of his work also, such as the 4 operas, the choral work, the 13 typical Brazilian songs, the 14 Serestas and the 7 Modinhas and songs. For piano, Cirandas and Cirandinhas, Prole do Bebê 1 and 2, Rudepoema, Brazilian Cycle, Lenda do Caboclo, African Characteristic Dances, Choros n. 5, Brazilian Bachianas n. 4, in addition to 5 concerts plus the Brazilian Bachianas n. 3. The cello work consists of two concerts with an orchestra and the formidable Brazilian Bachianas 1 and 5. The violin has two concerts with an orchestra and it is used to say a very original writing. To the guitar, the concert with a small orchestra, the 12 studies, 5 preludes and the Brazilian Popular Suite; Valsa de Concerto No. 2, Valse-Chôro and Simples were recently released, although they are being presented to the public. The controversial points in his life are the action in the Getúlio Vargas government (who took power in a coup against the then winner of the election, Julio Prestes) and the cases of plagiarism of which, after a few years, Villa -Wolves is acquitted. The political issue in the arts is repeated even today in the sociocultural context, when a renowned artist decides to accept a public office, even with a supposed exemption, but not suffer damage from the parallel and extra artistic political deliberations of any government is unfeasible, and Villa-Lobos discovered it hardly. The plagiarism case deserved an article by one of the greatest intellectuals in Latin America, Alejo Carpentier, who in the newspaper El Nacional de Caracas on December 5th, 1953, defended the carioca conductor; Today we study these quotes in such Villalobiano frama as an intertextual procedure like paraphrase, parodies … This 1951 photo of Villa-Lobos by Arnold Newman in a New York hotel suite is revealing. Of all the photos of Villa-Lobos, this one impresses me more, due to the serenity and melancholy of the appearance, the fatigue and also the well-known boldness that still exists, and without the cigar icon, without baton, without instruments, without masks; The composer can be seen in his deep and basic mood, with no time to lose, at least this is how I perceive the image captured by Newman, a renowned photographer from New York. We must listen to the voice of those who are of the areas and, it is not surprising that Guinga has already said that Villa-Lobos is not a composer, but a phenomenon of nature ... Brazilian, no doubt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário