Agenda






*
*          *


Convite

Encerramento da 
Mostra Comemorativa 
"10 Anos do Bacharelado em Violão da UFMT"

1° de dezembro de 2023
Faculdade de Comunicação e Artes 


17h30 - Mesa oficial 
• Diretora da FCA – Dra. Taís Helena Palhares;  
• Chefe de Departamento – Dr. Sérgio Ribeiro; 
• Coordenadora de Curso do Bacharelado – Dra. Rita Domingues; 
• Dr. Oliver Yatsugafu – Coordenador Programa de Extensão UFMT Com a Corda Toda.
• Dra. Teresinha Prada – Coordenadora da Mostra Comemorativa. 

18h00 – Mostra de vídeos – Me. Hoberdan Peno.
Recital-palestra: "A aventura musical de Barrios" – Me. Robson da Silva.

19h00 – "Palco aberto – Roda de violão" 
Presença de egressos, alunos da UFMT e membros da comunidade violonística de Cuiabá.
 

Entrada gratuita 






*

*          *

Eventos passados: 


 Mostra Comemorativa

"10 Anos do Bacharelado 

em Violão da UFMT"   

Recital de Gustavo Herrero

Participação especial de Ricardo Konrad

 09 novembro de 2023 – 20h

 Auditório térreo da Faculdade de Comunicação e Artes FCA/UFMT 

Cuiabá-MT 


      Currículos:

  Gustavo Herrero é natural de São Paulo (SP), iniciou seus estudos de violão aos 15 anos de idade. Tem formação técnica em Violão pelo Conservatório Lorenzo Fernandez em convênio com o Conservatório Brasileiro de Música (RJ). É formando do curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso, Bacharelado em Violão, orientado pela profa. Teresinha Prada. Integra o programa "UFMT com A Corda Toda", coordenado por Oliver Yatsugafu e Rubia Naspolini, como instrutor‐bolsista de violão e camerista no projeto Violões da UFMT, orientado por Teresinha Prada e Sérgio Ribeiro. É professor no Conservatório Lorenzo Fernandez de Cuiabá e Escola Maurice Ravel.

Ricardo Konrad é natural de Cáceres (MT), iniciou seus estudos de piano aos 16 anos de idade. Atualmente cursa Licenciatura em Música na Uniasselvi. Começou seus estudos no piano de maneira autodidata porém, depois em busca de uma orientação especializada deu continuidade na Academia de Música Maurice Ravel, passando pelas mãos de alguns professores como Rosilene Carvalho e Denise Tomé. Atualmente é professor na Academia de Música Maurice Ravel em Cuiabá.

Programa:

Bem Vindo – Gustavo Herrero
Uma valsa dois amores – Dilermando Reis
Se ela perguntar – Dilermando Reis
Mazurka-Choro – Heitor Villa-Lobos
Prelúdios 3 e 1 – Heitor Villa-Lobos
Danza del Altiplano – Leo Brouwer

 
Adágio do Concerto de Aranjuez – Joaquín Rodrigo

violão: Gustavo Herrero

piano: Ricardo Konrad 



 Entrada gratuita

 *

*        *



 


Evento extra: "Projeto Violão Clássico" apresenta Recital.

Dia 1° de novembro às 19h no Palácio da Instrução – Centro de Cuiabá. 

Solistas: Gustavo Herrero e Joel Carvalho de Amorim

O "Projeto Violão Clássico" foi criado por Joel Carvalho de Amorim, egresso da Licenciatura em Música (2013) e do Bacharelado em Violão (2016) pela UFMT. Joel é professor de violão no projeto Cuiabá Sonoro – Secretaria Municipal de Cultura (Cuiabá) e no Educarte – Secretaria de Educação MT, além de compositor.  Seu "Projeto Violão Clássico" tem por objetivo divulgar o estudo do violão clássico na plataforma Youtube, onde Joel difunde conteúdo musical. O recital segue essa meta da difusão do repertório instrumental do violão e contará com obras autorais dos dois solistas, bem como de compositores consagrados que fizeram a história do violão.

Gustavo Herrero tem formação técnica em Violão pelo Conservatório Lorenzo Fernandez em convênio com o Conservatório Brasileiro de Música (RJ). É formando do curso de Música da UFMT, Bacharelado em Violão.  Integra o programa "UFMT com A Corda Toda", como instrutor de violão. É professor no Conservatório Lorenzo Fernandez e Escola Maurice Ravel em Cuiabá.

A Mostra Comemorativa apoia esse Evento.

Programa
Gustavo Herrero
Bem Vindo – Gustavo Herrero
Uma valsa e dois amores – Dilermando Reis
Se ela perguntar – Dilermando Reis
Mazurka-Choro – Heitor Villa-Lobos
Prelúdios 3 e 1 – Heitor Villa-Lobos
Danza del Altiplano – Leo Brouwer

Joel Carvalho de Amorim 

Inocência, Estrela n°1 e Valentina – Joel Carvalho de Amorim 
Lágrima e Adelita – Francisco Tárrega
Andante - Ferdinando Carulli
 Leonor – Victor de Castro
Um dia de Novembro – Leo Brouwer
 Despedida – Joel Carvalho de Amorim
  Sons de Carrilhões – João Pernambuco

Entrada gratuita


 

*

*          * 


Mostra Comemorativa

 "10 Anos do Bacharelado em Violão da UFMT"   

Live de Hoberdan Peno – 17 de outubro de 2023 – 20h (21h horário de Brasília) 

 

Canal do YouTube do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso

  https://youtube.com/@artesufmt

 

Convidados: Lorenzo Falcão (Academia Mato-grossense de Letras) 

Violonista Everton Gloeden (Brazilian Guitar Quartet)  

 

Currículo – Hoberdan Peno 

Possui formação técnica em Violão pelo Conservatório Lorenzo Fernandez de Cuiabá (convênio com o Conservatório Brasileiro de Música‐RJ) com o prof.Rufino Junior; é Bacharel em Violão (UFMT/2018), orientado por Teresinha Prada; foi Bolsista de Mobilidade Acadêmica ANDIFES na UFMG; Bolsista PROEG/UFMT – Monitoria; Premiado no XXX Festival Internacional de Inverno pela UFSM em 2015 com bolsa de estudos no Exterior - Aluno de Intercâmbio com a University of Georgia. É Mestre pela Georgia State University  no programa de Performance  Musical em Violão; foi  Vencedor do Concurso Internacional Honors Recital em 2020 em Atlanta, EUA. Atua como professor na escola Ateliê da Música, Belo Horizonte (MG).

 

Programa: Obras de violão de 6 e 8 cordas.  

Allemande BWV 995 - J.S Bach

Estudo Op.31 No. 13 - Fernando Sor 

Sonata del Caminante - Leo Brouwer

▪︎ 1° movimento: Visión de la Amazonia

▪︎ 2° movimento: El gran Sertao

Sarabande BWV 997 - J. S. Bach (Violão de 8 cordas)

Currículo dos convidados: 

Everton Gloeden:  Ao longo de uma carreira de 40 anos o violonista Everton Gloeden tem se apresentado como solista e camerista ao lado de alguns dos mais importantes músicos brasileiros e estrangeiros. Foi premiado em concursos no Brasil e Alemanha, apresentou-se em todo o Brasil, Américas, Europa e Ásia. Escreveu e apresentou a série "6 cordas - Panorama do Violão no Século XX " para a Rádio Cultura FM de São Paulo. Seus álbuns solo incluem um disco de música latino-americana para violão para a Organização dos Estados Americanos (OEA), uma gravação da obra completa de J. S. Bach para alaúde é um CD que inclui obras de Ponce, Antonio José e Nuccio D'Angelo para o selo EGTA. É professor na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim.  Como membro do Quarteto Brasileiro de Violões, atua com frequência nas salas de concerto do mundo todo, além de ter recebido em 2011 o Grammy Latino de melhor álbum de música clássica pelo trabalho Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos (lançado pela gravadora estadunidense Delos).   

O consagrado violonista Everton Gloeden falará sobre o "Brahms Guitar", idealizado em 1993 por Paul Galbraith, e em comemoração aos 30 anos da criação desse Violão de 8 cordas.

 

Lorenzo Falcão: Lorenzo (de Jesus Miranda) Falcão nasceu em Niterói (RJ), mas está radicado em Cuiabá (MT) há aproximadamente 50 anos. De forma autodidata adentrou-se nas letras, através do jornalismo cultural e da literatura, acumulando também experiências com teatro, cinema e música. Já atuou como jornalista nos principais veículos de comunicação de Cuiabá e, desde 2010, é o responsável pelo site com viés cultural tyrannus melancholicus. É membro da Academia Matogrossense de Letras desde 2018. Escreve poesias, crônicas e contos.  Seus escritos estão presentes em vários livros coletivos e também já lançou cinco publicações individuais: Motel Sorriso (contos – edição do autor – 2002); dIFERENTE (revista de poemas – edição do autor – 2005); mundo cerrado (poesia – Entrelinhas Editora – 2011); Duplex – concurso interno de contos (contos – Carlini e Caniato Editorial – 2018), em parceria com sua saudosa esposa Fátima Sonoda; e “distribuidora falcão – versos no atacado e varejo” (poesia – 2019), através do Selo Arcada, criado em conjunto com os escritores Danilo Fochesatto, Júlio Custódio e Rodrigo Meloni. Contatos com o autor através do email lorenzzojesus@gmail.com. Fonte: ruidomanifesto.org


 Mediação: Profa.Teresinha Prada.

 

 

*

*          * 


 Mostra Comemorativa 
"10 Anos do Bacharelado em Violão da UFMT"
 
Recital de Joel Carvalho de Amorim – 30 de agosto de 2023 – 20h
Auditório Sala M (segundo piso) – Faculdade de Comunicação e Artes FCA/UFMT 

Currículo
Joel Carvalho de Amorim, cuiabano, iniciou seus estudos de violão aos 16 anos de idade com o professor Gilson Brito. Licenciado em Música em 2013 e Bacharel em Violão pela UFMT em 2016, com orientação da professora Teresinha Prada, ocasiões em que foi bolsista de extensão no Conjunto de Violões do Departamento de Artes. Frequentou importantes eventos de Música, como os Cursos Internacionais de Verão (Escola de Música de Brasília), em que foi aluno de Marcus Tardelli e Eduardo Meirinhos; Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza, Ceará); Semanas de Música MT (Volume - SESC Arsenal); Ciclo de Palestras música e ciência – Musicien (ECCO/ UFMT) e Jornada Violonística (Bacharelado/UFMT). Masterclass e cursos com Victor de Castro e Cyro Delvizio. Possui Especialização em Música (Faveni, 2017) e atualmente é Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGECCO – FCA – UFMT, disciplina “Intertextualidade na arte contemporânea: intermidialidade, paródia e impureza”). Pai da Valentina e Esposo da Esther Amorim – e já na espera do sehundo filho, Vicenzo – inspiração de suas obras. Como compositor, já apresentou suas músicas em seus recitais, como Inocência, Estrela n° 1, Despedida, Valentina que sempre agradam o público pela sensibilidade e destreza do violonista. Como profissional tem atuado como professor de violão clássico no Projeto Arte Cidadã – Santo Antônio de Leverger; projeto Musicar onde leciona curso de violão popular para comunidade; divulga o estudo do violão clássico na plataforma Youtube; professor de Violão no projeto Cuiabá Sonoro – Secretaria Municipal de Cultura (Cuiabá) e professor no projeto Educarte – Secretaria de Educação MT.


Programa do Recital 

Inocência, Estrela n°1 e Valentina – Joel Carvalho de Amorim 
Andante – Ferdinando Carulli
Lágrima e Adelita – Francisco Tárrega 
Prelúdio n° 3 – Heitor Villa-Lobos 
Leonor – Victor de Castro 
Despedida – Joel Carvalho de Amorim 
Sons de Carrilhões – João Pernambuco 
Choro da Saudade – Agustín Barrios


Contato: joelviolonista@gmail.com 
*
*   *

Mostra Comemorativa "10 Anos do Bacharelado em Violão da UFMT" 
 
Recital de Robson da Silva – 24 de agosto de 2023 – 20h Auditório térreo da Faculdade de Comunicação e Artes FCA/UFMT   
 
 Currículo 
Robson da Silva, natural de Apiacás – MT, iniciou seus estudos em Violão Popular no Centro de Cultura de Alta Floresta aos 9 anos de idade. Formou-se em 2016 em Técnico em Música (Habilitação Violão) pelo Conservatório Lorenzo Fernandez (Cuiabá – MT), em convênio cultural com o Conservatório Brasileiro de Música – CBM (Rio de Janeiro – RJ). Em 2020, fez mobilidade acadêmica internacional na Universidade de Aveiro – Portugal como bolsista da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Em 2020 formou-se Bacharel em Música (Violão) pelo Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, atualmente, é Mestrando em Música – em Estudos Instrumentais e Performance Musical na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Já teve aulas com violonistas de grande renome como: Teresinha Prada (Brasil), Paulo Vaz de Carvalho (Portugal), Pedro Rodrigues (Portugal), Gilson Antunes (Brasil), Fabio Zanon (Brasil) e Rufino Junior (Brasil). Como professor, lecionou Violão, Música de Câmara e Teoria Musical em Cuiabá, em: Conservatório Lorenzo Fernandez, UFMT com a Corda Toda, Maurício Ravel, Ágape Escola de Artes e Conservatório de Música de Alta Floresta. Como violonista, destaque para apresentação na Universidade de Aveiro – Portugal; solista no Concerto de Violão e Orquestra no Teatro da UFMT; concertos de violão solo na Sala ngelo Santos (Cuiabá); concertos em diversos espaços culturais em Campinas e Alta Floresta.  
 
Programa do Recital  
 
 Primeira parte 
 
Prelúdio e Allemande BWV 996 - J. S. Bach
 Alegro Sonata Op. 15- Giuliani  
Estudo 2 - Villa-Lobos
 Tango en Skai - Roland Dyens  
 
Segunda parte – Agustín Barrios
 
 La Catedral  
Caazapa 
Confesión 
Canção de Hilandeira 
Valsa Op. 8 n° 3 e 4   
 
Contato: robsondasilva119@gmail.com   

Coordenadora da Mostra: Teresinha Prada












*
*     *
Porto Alegre - agosto 2023







Ilha da Madeira



Lisboa on-line 
Nova Contemporary Music Meeting May/2023




Agenda 2022

Lisboa


Museu Nacional da Música 
Concerto - Congresso Caravelas 






Braga



*
*      *



Agenda 2021








19 de maio de 2021
11h00 horário de Brasília 
Palestra: 70 Anos do Concerto para Violão e Pequena Orquestra de Heitor Villa-Lobos 
Encontro da Música Brasileira 
Universidade Estadual de Santa Catarina  - UDESC/Tomada Um 
Transmissão pelo YouTube:





06 de maio de 2021
Nova Contemporary Music Meeting
NCMM 2021









2020

















________________________________
2ª Jornada Científica de Violão da UFMT
dia 15 de dezembro de 2017
programação completa em breve

programação aqui:
http://artesnoiele.blogspot.com.br/2017/12/jornada-cientifica-de-violao.html









Recitais em Homenagem aos 130 anos de Heitor Villa-Lobos








 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES

DEPARTAMENTO DE ARTES

BACHARELADO EM MÚSICA – VIOLÃO
1ª Jornada Científica de Violão da UFMT


Objetivo: Tratar do Violão Clássico em suas perspectivas de Performance e Pesquisa. 


Nessa primeira jornada, teremos 3 eixos temáticos:

1. Homenagem ao Centenário de grandes nomes do Violão, em especial Abel Carlevaro;

2. Pesquisa em andamento sobre Bach e Violão;
3. Vanguarda na escrita para Violão de Leo Brouwer
 

Data: 16 de dezembro de 2016
Local:  Sala M (auditório) e Sala 34 - segundo piso da FCA


Programação



9h30 - sala M

 Prof. Dr. Gilson Antunes (UNICAMP) - vídeo conferência:

“O Centenário de grandes nomes do Violão Clássico”:

 Antonio Rago, Dilermando Reis, Abel Carlevaro e Alberto Ginastera



10h30 - sala M

 Profa. Dra. Teresinha Prada (UFMT) - sessão de vídeo-músicas comentadas



 1. Dodecafonismo e sonoridades em Cronomias de Abel Carlevaro;

 2. Referências culturais rio-platenses na Poética Sonora de Ginastera em Final da Sonata  op. 47 e em Estudios 2 e 5 - homenaje a Villa-Lobos de Carlevaro.


12h00 Intervalo



14h00 - sala 34

 Recital-conferência PIBIC (Programa de Iniciação Científica)



Projeto de Pesquisa: “Bach no violão de Brasil e América Latina”.

 Teresinha Prada (coordenadora de projeto)

 Thiago Augusto de Oliveira (bolsista PIBIC - Propeq UFMT/CNPq)

 William Agnelo (bolsista PIBIC - Propeq UFMT/CNPq)

 Obras solo e de câmara


15h30 - sala 34



 Recital comentado 2016 - ano de Centenários

 Teresinha Prada

 Thiago Augusto de Oliveira

 William Agnelo

 Jone Luiz da Costa

 Daniel de O. Moraes dos Santos


Homenagem aos centenários de Abel Carlevaro, Dilermando Reis e Alberto Ginastera

Obras solo e de câmara

 

17h00 Intervalo



19h00 - sala M

 Concerto comentado: Leo Brouwer - africanidade, latinidade e minimalismos

  
Solos: Teresinha Prada 


Trio Violões da UFMT Teresinha Prada, William Agnelo e Thiago Augusto de Oliveira.


 Organização

Profa. Dra Teresinha Prada
William Agnelo
Thiago Augusto de Oliveira

 Apoio:
Departamento de Artes
PROPEQ - UFMT / CNPq

(Este evento faz parte das atividades do projeto apoiado pelo Programa PIBIC - UFMT)
 

Nenhum comentário: