Pesquisas

Pesquisa em andamento:

Irmão Violão: Distinções e aproximações da Guitarra Clássica em Portugal e Brasil - 2ª Etapa
 
dezembro de 2021 a dezembro de 2023 - Pesquisa cadastrada na Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPEQ) da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Cuiabá - MT.

 

 Irmão Violão: Distinções e aproximações da Guitarra Clássica em Portugal e Brasil
 
fevereiro de 2018 a fevereiro de 2022 - Pesquisa cadastrada na Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPEQ) da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Cuiabá - MT.

Fase 1 - Historicizar a implantação de guitarra/violão (análise comparativa). [realizada]
Fase 2 - Aprofundamento na questão da música contemporânea para guitarra em Portugal. [em andamento]

 

 

Pesquisas finalizadas:


março de 2016 a março de 2018 - Pesquisa cadastrada na Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPEQ) da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Cuiabá - MT 

Bach no Violão de Brasil e América Latina

Descrição: O projeto de pesquisa "Bach no Violão de Brasil e América Latina" se relaciona com o meio instrumental do Violão Clássico. O trabalho visa demonstrar a ressonância da obra do consagrado compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) na música de grandes compositores brasileiros e latino-americanos. Já há um bom número de textos sobre J.S. Bach e a composição para o violão que nos servirão para fundamentar a pesquisa, como os trabalhos acadêmicos de BARROS (1993), BETTANCOURT (1999), COSTA (2012) e FREITAS (2005), apontando a relação e o interesse dos intérpretes de Violão Clássico na obra bachiana, principalmente a partir do trabalho do violonista espanhol Andres Segovia (1893-1987), que tornou mundialmente conhecida a sua versão para violão da Chaconne da Partita nº 2 , original para violino, BWV 1004. A partir desses fundamentos bibliográficos, a pesquisa destaca a autodeclarada influência bachiana na obra do consagrado compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) que apontou em seu extenso repertório uma grande ressonância de J. S. Bach, como afirma MARIZ (1989) e outros trabalhos desenvolvidos com respeito a Villa-Lobos, como BÉHAGUE (1994); HORTA (1986); NÓBREGA (1971); RIBEIRO (1987) e SANTOS (1978). Desse ponto de partida, outros grandes nomes foram sendo relacionados por semelhante procedimento, ou seja, o interesse e a reverberação de Bach em suas obras, tais como compositor uruguaio Isaias Sávio (1900-1977), estudado por OROSCO (2001) e o também uruguaio Abel Carlevaro (1916-2001), estudado por PEREIRA (2003) e ESCANDE (2005). Outro nome que se estabelece nesse foco, é o do autor cubano Leo Brouwer (1939-) com um bom número de obras para serem analisadas no intuito de exteriorizar o que há de Bachiano em sua poética musical. Nesse sentido, obras serão contextualizadas e analisadas para comprovar em que medida uma reverência a Bach tornou-se uma referência, por citações literais, releituras, influência formal bachiana entre outras possibilidades. Os Países/compositores estudados, previamente selecionados serão: Brasil (3) Heitor Villa-Lobos, Marcos Alan, Roberto Victorio; Uruguai (3), Isaías Sávio, Guido Santórsola, Abel Carlevaro; Paraguai (1), Agustín Barrios e Cuba (1) Leo Brouwer. A Quantidade de obras previstas é de 15 obras pré-selecionadas..

Profa. Dra. Teresinha Rodrigues Prada Soares - Coordenadora (docente - Bacharelado em Música - Violão da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT)
Bolsistas PIBIC - Iniciação Científica/CNPQ William Agnelo e Thiago Augusto de Oliveira Pinto (discentes do Bacharelado em Música - habilitação em Violão da UFMT)



Referências citadas:
BARROS, Nícolas Lehrer de Souza. A Adaptação da obra alaudística de Johann Sebastian Bach para Alt-Guitar: um modelo híbrido. Dissertação de Mestrado. PPGMUS/UFRJ, Rio de Janeiro, 1993.
BÉHAGUE, Gerard. Heitor Villa-Lobos: The Search for Brazil’s Musical Soul. Texas: Institute of Latin American Studies/University of Texas at Austin, 1994.
BETANCOURT, Rodolfo J. The process of transcription for guitar of J.S. Bach Chaconne of Partita II for violin without accompaniment, BWV 1004. Dissertação de Mestrado. University of Denver, Denver, 1999.
COSTA, Gustavo. Seis sonatas e partitas para violino solo de J. S. Bach ao violão: fundamentos para a adaptação do ciclo. Tese de Doutorado no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo do Rio de Janeiro, 2012.
ESCANDE, Alfredo. Abel Carlevaro: un nuevo mundo en la guitarra. Montevideo: Santillana, 2005.
FREITAS, Thiago Colombo. Ciaccona em Ré menor BWV 1004 de J.S. Bach: um estudo das articulações e uma transcrição para violão. Dissertação de Mestrado. PPGMUS/UFRGS, Porto Alegre, 2005.
HORTA, Luís Paulo. Villa-Lobos - edição do Centenário, Rio de Janeiro, Museu Villa-Lobos, Edições Alumbramento: Livroarte Editora, 1986.
MARIZ, Vasco. Heitor Villa-Lobos - compositor brasileiro, Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, Fundação Nacional Pró-Memória, 11a. edição, 1989.
NÓBREGA, Adhemar. As Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos, Rio de Janeiro: MEC/Museu Villa-Lobos, 1971.
OROSCO, Mauricio. O compositor Isaías Sávio e sua obra para violão. Dissertação de Mestrado no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2001.
PEREIRA, Marcelo F.. A escola violonística de Abel Carlevaro. Dissertação de Mestrado no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2003.
RIBEIRO, João Carlos (org.). O Pensamento Vivo de Heitor Villa-Lobos, São Paulo: Martin Claret Editores Ltda., 1987.
SANTOS, Turíbio. Heitor Villa-Lobos e o violão. Rio de Janeiro: MEC/Museu Villa-Lobos, 1978.


Em breve (no prelo - lançamento previsto - outubro 2018): pesquisa Bach no Violão de Brasil e América Latina relatada em capítulo de livro.

Lançado – https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33429-crv







"A Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso como fonte de informação e interpretação do repertório da música de concerto"
Dividida em duas etapas: 2008-2010 e 2010-2012 - PROPEQ/UFMT. Catalogação de mais de 300 obras, sendo mais de 70 envolvendo violão solo e de câmara. 
Resultados: Livro (EdUFMT, 2015), artigos, concertos, vídeos.
Coordenadores: Profa. Dra. Teresinha Prada & Prof. Dr. Roberto Victorio
 
Pesquisa de Doutorado:


Pesquisa de Mestrado:
Livros/Libros/Books - Teresinha Prada



Nenhum comentário:

Postar um comentário