sexta-feira, 10 de março de 2023

Turíbio Santos 80 anos: celebrar e agradecer

 

Turíbio Santos 80 anos: celebrar e agradecer.

 [Espanõl abajo/English version follows bellow]

Turíbio Santos, nascido a 7 de março de 1943, em São Luís,  capital do estado do Maranhão, é sinônimo de Violão e Brasil em qualquer parte do mundo em que se vá atuar no meio musical.

Há tantos feitos que realizou: conquistou o VII Concours International de Guitare da ORTF (1965); teve atuações junto à Unesco, em grandes salas internacionais, com importantes parceiros e orquestras; fez quase 70 gravações, sendo 18 discos só pela Erato; apoiou inúmeros intérpretes e compositores brasileiros; dirigiu o Museu Villa-Lobos; esteve à frente dos primeiros cursos superiores de Violão no Rio de Janeiro; destacou o violão no Festival de Campos do Jordão... É um dos poucos músicos que esteve com Villa-Lobos, na famosa conferência que o compositor deu no Rio de Janeiro, e Turíbio interagiu com ele aos 14 anos! Enfim, há gerações ele vem sendo fonte de inspiração e gratidão.

Coleção Turíbio Santos  – No início da década de 1970, vivendo em Paris, Turíbio recebe convite da Max Eschig para atuar no catálogo de obras para violão da Editora. Assim, o violonista brasileiro se integra a outros renomados músicos  que já haviam feito muito pelo repertório do instrumento na Max Eschig, como Villa-Lobos e Segovia, Emilio Pujol,  Betho Davezac, Oscar Cáceres, entre outros. Além de revisão e proposição de dedilhados, Turíbio encomendou obras a compositores brasileiros; Celso Faria (2012: 10) abordou em sua dissertação de Mestrado as "onze obras brasileiras encomendadas, editadas e executadas em primeira audição pelo violonista [...] publicadas entre as décadas de 1970 e 1980 [...], compostas por [...]  Francisco Mignone, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, José Antônio de Almeida Prado, Cláudio Santoro, Edino Krieger e Ricardo Tacuchian".

Dessas encomendas, os Momentos I-IV de Marlos Nobre e Ritmata de Edino Krieger são obras de processos composicionais inovadores; Almeida Prado com o Livro Para Seis Cordas, Lúdica I de Tacuchian e os Prelúdios de Santoro reverberam a essência daquele momento, em especial as sonoridades que transcendem o arraigado contexto de expectativa (ibérico  – romântico) do instrumento.

Estreias expressivas de Turíbio Santos – Sexteto Místico – Heitor Villa-Lobos. Data: 16/11/1962. Local: Auditório da A. B. I., Rio de Janeiro – Brasil. Moacyr Liserra, flauta; José Cocarelli, oboé; Sebastião de Barros, saxofone alto; Romeu Fossatti, harpa; Acácia de Melo; celesta; Turíbio Santos, violão. 

12 Estudos – Heitor Villa-Lobos Data: 21/11/1963. Local: Auditório do Palácio da Cultura, Rio de Janeiro – Brasil. 

Momentos I – Marlos Nobre Data: 15/04/1974. Local: Queen Elizabeth Hall, Londres – Inglaterra. 

Parábola – Leo Brouwer Data: 15/04/1974. Local: Queen Elizabeth Hall, Londres – Inglaterra. 

Ritmata – Edino Krieger Data: 03/12/1974. Local: Salle Gaveau, Paris - França.

Livro Para Seis Cordas – José Antônio de Almeida Prado.Data: 03/12/1974. Local: Salle Gaveau, Paris – França.  (FARIA, 2012 :15).

 

Parábola  (1973) – Vamos abordar no próximo post essa obra de caráter inovador dedicada a Turíbio Santos, a Parábola de Leo Brouwer (1939), que exprime aspectos de Aleatorismo, Indeterminação, Improvisação e o papel do intérprete, e um pouco mais das obras brasileiras contemporâneas da Coleção Turíbio Santos.

 

LP 1974 Erato Kuarup, precursor de muitos sucessos.


Mais:

FARIA, Celso Silveira. A Collection Turíbio Santos: o intérprete/editor e o desafio na construção de novo repertório brasileiro para violão. 2012. Dissertação de mestrado em Música,  Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música da UFMG. Link:
https://www.google.com/url?q=https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-93TGPD/1/final.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwjLyu-syNH9AhXsupUCHU1aCcEQFnoECAcQAg&usg=AOvVaw1sng6qSzOuqhJfIkxLAmYY

 

Academia Brasileira de Música:

https://abmusica.org.br/edicoes-abm/compositor/turibio-santos/

 

Enciclopédia Itaú Cultural: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa13972/turibio-santos&ved=2ahUKEwia-8aB5NH9AhWDTaQEHdgyBe0QFnoECDcQAQ&usg=AOvVaw1oFt1-C0SW8oxtMidenX3k

 

Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB)

https://immub.org/artista/turibio-santos

Programa Rádio MEC homenageia os 80 anos de Turíbio Santos:

https://radios.ebc.com.br/sala-de-concerto/2023/03/programa-homenageia-os-80-anos-de-turibio-santos

Rádio MEC (2012; 20 programas; Lauro Gomes) Ciclo Turíbio Santos, o violonista brasileiro. Disponível em: https://youtu.be/RT23i82UXso

 ***

 Turíbio Santos 80 años: celebrar y dar gracias.

          Turíbio Santos, nacido el 7 de marzo de 1943 en São Luís, capital del estado de Maranhão, es sinónimo de guitarra y de Brasil dondequiera en el mundo de la música.


Son tantos éxitos que logró: ganó el VII Concours International de Guitare de la ORTF (1965); tuvo actuaciones con la Unesco, en grandes escenarios internacionales, con importantes compañeros y orquestas; realizó casi 70 grabaciones, 18 de las cuales solo en Erato; apoyó a innumerables intérpretes y compositores brasileños; dirigió el Museo Villa-Lobos; estuvo a cargo de los primeros cursos superiores de guitarra en Río de Janeiro; destacó la guitarra en el Festival de Campos do Jordão... Es uno de los pocos músicos que estuvo con Villa-Lobos, en la famosa conferencia que el compositor dio en Río de Janeiro, ¡y Turíbio interactuó con él a los 14 años! Así, durante generaciones ha sido fuente de inspiración y agradecimiento.


Colección Turíbio Santos
– A principios de la década de 1970, mientras vivía en París, Turíbio recibió una invitación de Max Eschig para trabajar en el catálogo de obras para guitarra de la Editora. Así, el guitarrista brasileño se suma a otros músicos de renombre que ya habían hecho mucho por el repertorio del instrumento en Max Eschig, como Villa-Lobos y Segovia, Emilio Pujol, Betho Davezac, Oscar Cáceres, entre otros. Además de revisar y proponer digitación, Turíbio encargó obras a compositores brasileños; Celso Faria (2012: 10) abordó en su disertación de Maestría las "once obras brasileñas encargadas, editadas e interpretadas en la primera audición del guitarrista [...] publicadas entre las décadas de 1970 y 1980 [...], compuestas por [ . ..] Francisco Mignone, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, José Antônio de Almeida Prado, Cláudio Santoro, Edino Krieger y Ricardo Tacuchian".

De estos encargos, Momentos I-IV de Marlos Nobre y Ritmata de Edino Krieger son obras de innovadores procesos compositivos; Almeida Prado con el Livro Para Seis Cordas, Lúdica I de Tacuchian y los Preludios de Santoro reverberan la esencia de ese momento, especialmente los sonidos que trascienden el arraigado contexto de expectativa (ibérico – romántico) del instrumento.

Estrenos expresivos de Turíbio Santos – Sexteto Místico – Heitor Villa-Lobos. Fecha: 16/11/1962. Ubicacíon: Auditorio A.B.I., Rio de Janeiro – Brasil. Moacyr Liserra, flauta; José Cocarelli, oboe; Sebastião de Barros, saxofón alto; Romeo Fossatti, arpa; Acacia de Melo; celesta; Turibio Santos, guitarra.

12 Estudios – Heitor Villa-Lobos Fecha: 21/11/1963. Ubicación: Auditorio del Palacio de la Cultura, Río de Janeiro – Brasil.

Momentos I – Marlos Nobre Fecha: 15/04/1974. Ubicación: Queen Elizabeth Hall, Londres – Inglaterra.

Parábola – Leo Brouwer Fecha: 15/04/1974. Ubicación: Queen Elizabeth Hall, Londres – Inglaterra.

Ritmata – Edino Krieger Fecha: 12/03/1974. Ubicación: Salle Gaveau, París - Francia.

Livro para Seis Cordas – José Antônio de Almeida Prado Fecha: 12/03/1974. Ubicación: Salle Gaveau, París – Francia. (FARIA, 2012: 15).

 
Parábola (1973) – En el próximo post abordaremos esta obra innovadora dedicada a Turíbio Santos, la Parábola de Leo Brouwer (1939), que expresa aspectos de la Aleatoriedad, la Indeterminación, la Improvisación y el rol del intérprete, y un poco más sobre las obras obras brasileñas contemporáneas de la Colección Turíbio Santos.

 

***

Turíbio Santos 80 years: celebrate and give thanks.

     Turíbio Santos, born on March 7th, 1943, in São Luís, the capital of the state of Maranhão, is synonymous with the guitar and with Brazil everywhhere in the world of music.



There are so many successes that he achieved: he won the VII Concours International de Guitare de la ORTF (1965); he had performances with Unesco, on large international stages, with important partners and orchestras; he made almost 70 recordings, 18 of which just on Erato; he supported countless Brazilian performers and composers; he directed the Villa-Lobos Museum; he was in charge of the first higher guitar courses in Rio de Janeiro; the guitar stood out by him at the Campos do Jordão Festival... He is one of the few musicians who was with Villa-Lobos, in the famous conference that the composer gave in Rio de Janeiro, and Turíbio interacted with him at the age of 14! So, for generations he has been a source of inspiration and appreciation.


The Turíbio Santos Collection – In the early 1970s, while living in Paris, Turíbio received an invitation from Max Eschig to work in the Editora's catalog of works for guitar. Thus, the Brazilian guitarist joins other renowned musicians who had already done a lot for Max Eschig's repertoire of the instrument, such as Villa-Lobos y Segovia, Emilio Pujol, Betho Davezac, Oscar Cáceres, among others. In addition to reviewing and proposing fingerings, Turíbio commissioned works from Brazilian composers; Celso Faria (2012: 10) addressed in his Master's dissertation the "eleven Brazilian works commissioned, edited and performed in the guitarist's first audition [...] published between the 1970s and 1980s [...], composed by [ . ..] Francisco Mignone, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, José Antônio de Almeida Prado, Cláudio Santoro, Edino Krieger and Ricardo Tacuchian".

Of these commissions, Moments I-IV by Marlos Nobre and Ritmata by Edino Krieger are works of innovative compositional processes; Almeida Prado with the Livro Para Seis Cordas, Lúdica I by Tacuchian and the Preludios by Santoro reverberate the essence of that moment, especially the sounds that transcend the deep-rooted context of expectation (Iberian – romantic) of the instrument.

Expressive premieres by Turíbio SantosSexteto Místico – Heitor Villa-Lobos. Date: 11/16/1962. Location: A.B.I. Auditorium, Rio de Janeiro – Brazil. Moacyr Liserra, flute; José Cocarelli, oboe; Sebastião de Barros, alto saxophone; Romeo Fossatti, harp; Acacia de Melo; celesta; Turibio Santos, guitar.

12 Studies – Heitor Villa-Lobos Date: 11/21/1963. Location: Auditorium of the Palace of Culture, Rio de Janeiro – Brazil.

Momentos I – Marlos Nobre Date: 04/15/1974. Location: Queen Elizabeth Hall, London – England.

Parabola – Leo Brouwer Date: 04/15/1974. Location: Queen Elizabeth Hall, London – England.

Ritmata – Edino Krieger Date: 03/12/1974. Location: Salle Gaveau, Paris - France.

 Livro Para Seis Cordas– José Antônio de Almeida Prado Date: 03/12/1974. Location: Salle Gaveau, Paris – France. (FARIA, 2012: 15).

 
Parábola (1973) – In the next post we will address this innovative work dedicated to Turíbio Santos, Parábola by Leo Brouwer (1939), which expresses aspects of Aleatoric Music, Indeterminacy, Improvisation and the role of the interpreter, and a little more about the contemporary Brazilian works from the Turíbio Santos Collection.

 

2 comentários:

  1. Muito importante artigo! Viva Turíbio Santos e viva Teresinha Prada pelas informações!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.